USHUAIA -- Dia 5 - Rio Gallego - Ushuaia 580km + balsa

Dia 5 - Rio Gallego - Ushuaia 580km + balsa
Cheguei no FIM do MUNDO!!! Finalmente depois de quase 4700km rodados sob muito vento cheguei em Ushuaia - Tierra del Fuego. A sensacao de ter chegado aqui mistura uma felicidade grande por ter alcancado um sonho antigo e ao mesmo tempo uma mistura de questionamentos bucolicos e inevitaveis a respeito do significado da vida, do porque das coisas, pra que viemos ao mundo, etc... Bem interessante essa sansacao.
O dia comecou em Rio Gallego, ja sai com muito vento com direcao ao Estreito de Magalhaes. Logo cheguei na fronteira integrada entre Argentina e Chile. Fiz todos tramites aduaneiros meus e da moto, para registrar a saida da Argentina e depois a entrada no Chile. Foi uma emocao especial chegar la. Logo em seguida, cheguei ao Estreito de Magalhaes de balsa. O mar estava tao revolto que o cara da balsa me pediu pra ficar junto com a moto pra segurar ela, o vento estava muito forte. Continuando na Ruta 3 cheguei no "temido" ripio e vento, que nada mais eh que uma estrada de chao com pedrinhas redondas. Os primeiros km foram de adaptacao. O trajeto de ripio eh de aproximadamente 125km, achei que seria muito dificil, pois minha moto, com peso, nao tem essa personalidade para estrada de chao. Pelo menos achei que nao tivesse, me enganei. Algumas vezes me peguei andando a 120km/h no ripio sem perceber, com muita seguranca. Bem no final do ripio ja tem a aduana Chilena pra sair do Chile. Segui em direcao a San Sebastian para entrar novamente em territorio argentino pela aduana e encerrar por hoje os tramites aduaneiros (4 no total), para continuar a viagem. Conforme fui chegando a Ushuaia a paisagem foi ficando mais e mais bonita e as coisas comecaram a fazer sentido, do porque Ushuaia eh tao desejada e respeitada. Nos primeiros 4500km quase nao vi arvores. Porem aqui, elas estao por toda parte e com variedades bem peculiares desta regiao, afinal, elas tem que aguentar o frio de -10 graus no inverno. Alem disso, as retas interminaveis dao lugar a curvas boas de fazer, costeando os penhascos com vista para os lagos, simplesmente demais. Se a viagem tivesse acabado aqui ja teria valido a pena o sacrifico dos dias anteriores. O trajeto de hoje tbm fiz acompanhado do ingles Chris com sua KTM. Mesmo a moto dele sendo mais off-road que a minha V-Strom tive mais "afinidade" com o ripio do que ele, muito disso devido a minha experiencia com as trilhas de moto. Posso dizer que realmente foi muito bom fazer o ripio. Em Ushuaia achamos um hostel com habitacion de 6 lugares e banheiro compartilhado para passar a noite. O preco eh bom, 75 pesos com "desayuno" incluido em uma "cochera" (garagem) improvisada sobre um deck. Amanha vou fazer o passeio de barco pra ver os "pinguinos" e tirar as fotos onde acaba a estrada da cidade mais ao sul do mundo. Apartir de la, somente de barco ou aviao. Sao somente 1000km ate a Antartida. Amanha tambem vou ter que esticar novamente a correia da moto. A relacao dela esta muito ruim, principalmente a coroa maior. Nao vai aguentar toda a viagem.
Depois de amanha vamos sair beeem cedo pra chegar ate Puerto Natales pra ver as Torres del Paine. Vai ser uma puxada forte tbm. Ja decidi que nao vou fazer o trecho de Rio Gallego ate Pensinsula Valdez de moto. Vou achar uma forma de enviar a moto pra cima de caminhao ou algo assim. Decidi definitivamente que nao vou passar novamente naquele pedaco por causa do perigoso vento lateral com caminhoes. Uma coisa interessante eh que naquele trecho os caminhoes andam como se tivessem com as molas quebradas de um lado. Fiquei sabendo que naquele trecho os caminhoes vazios e/ou muito alto tem que amarrar com corrente as molas para fazer um contra peso do vento, senao vira o caminhao mesmo.