USHUAIA -- Dia 3 - San Antonio Oeste - Caleta Olivia – 805Km

Dia 3 - San Antonio Oeste - Caleta Olivia – 805Km

"Meu querido diário" hoje a viagem começou a ficar mais "divertida"...comecei a sentir os famosos ventos patagônicos logo depois dos primeiros 200km do dia... Achei que estavam fortes ate chegar em Trelew onde tive que parar para esticar a correia que começou a sentir o peso da KM e achar um posto com “nafta" (passei em 4 pra achar um que tivesse gasolina, todos outros "no hay"). A próxima cidade estaria a 380km de distancia, e nesse trajeto não ha praticamente estrutura nenhuma, a não ser um posto que geralmente não tem combustível (estou levando 15 litros reserva em galão, mas é sempre bom garantir). Achei um mecânico que tinha uma moto igual a minha e falei sobre os ventos, ele me assustou...disse que os ventos fortes não tinham nem começado e ele tava certo.... Eu nunca tinha pego vento lateral tão forte e com duração tão grandes. No posto o frentista disse que na noite anterior um caminhão tombou por causa do vento...Tem uns lugares chamados de "embocadores", que nada mais é que um corredor de vento, como se fosse um funil. É uma doidera passar por ali, o vento vem em golpe...a moto fica que nem uma bandeira no vento e se vc não tiver bem ligado e preparado pro golpe, o chão te espera com certeza. A sensação é como se tivesse levando um empurrão muito forte para o lado...Segundo os moradores a velocidade do vento chega fácil aos 120km nos dias atuais na parte aberta....ele arriscou que hoje estava uns 90km nas áreas abertas de campo, mas nos embocadores é maior. Na época de ventos fortes, é comum tombar ônibus e caminhões quase diariamente por causa do vento.
Para conseguir andar nesses trajetos tive que mudar a velocidade de cruzeiro de 140-160Km/h para 60-80km/h e mesmo assim não estava fácil, pois tive que andar com a moto inclinada quase todo dia Obs.: nessas retas ate os Fiat 147 (que agora são chamados 148 pois acharam mais um defeito --piada veeeeelhaaa rssss) andam a mais de 120km/h. Vou confessar que não foi fácil admitir que fui ultrapassado por um 147 SEDAN.
Geralmente paro a cada 250km, mas nesse trajeto tive que parar a cada 90km devido à forte dor muscular causada pela tensão e esforço para segurar a moto e a cabeça inclinada contra esse vento. Pelo menos, aqui o vento vem sempre do mesmo lado (oeste para leste) ao contrario do Atacama que mudava de direção.
Depois dessa parte "divertida", passei por uma região de extração de petróleo (em terra e não mar) e logo em seguida por um trajeto muito bonito ate Calete Oliva onde vou passar a noite. Nesse trajeto fui novamente parado pelos policiais (ate agora 6 paradas) mas esses nem pediram os documentos, só queriam saber de onde eu vinha, pra onde ia, quantos dias estava na estrada, se eu precisava de alguma coisa, se tinha mais gente vindo junto, etc... bem gente boa, ao contrario dos policiais do norte.

Bueno, a idéia amanha é chegar a Rio Gallego. Tenho mais 700km pra chegar la, o problema é o mesmo, o vento forte... vou ter que sair cedo. Já estou considerando a possibilidade de encontrar uma transportadora pra trazer a moto de volta nesse trajeto pois é muito perigoso e ruim andar com esse vento lateral forte......Mas vamo q vamo. Bezon!