ATACAMA -- DIA 8 - 1005 Km - Colon(Arg) - Tacuarembo(Urg) - Riveira(Urg) - Cx do Sul(Bra)

Dia 8 - the last one!
Colon/Arg - Tacuarembo/Urg - Riveira/Urg - Cxs do Sul/Brasil -- 1.005 km

Buenas povo, como sempre digo, qualquer viagem pra ser boa tem que ter duas grandes alegrias, a de ir viajar e a de voltar pra casa, afinal o mais importante eh poder voltar e vivo rssss Hj sai cedo de Colon na Argentina, fiz a imigracao para o Uruguay. O pessoal da Aduana foi muito prestativo e educado. Alias todos foram, mesmo os policiais que me pararam na Argentina no meio do percurso. Andei  375km dentro do Uruguay, denovo pegando uma cerracao daquelas de ter que parar pra se esquentar por nao aguentar a geleira! 60% das estradas do Uruguay que eu andeis estao muito ruins, nao sei se aplica ao resto do pais, mas estavam cheia de buracos, especialmente a Ruta26. Nesse trecho vi que a motoca eh boa tambem de buraco, pq os pequenos ate 15cm passava por cima sem sentir...andei 240km sem posto e sem povoado, tem que ficar esperto com a gasolina la tbm. Chegando na fronteira do Brasil e Uruguay eu simplesmente nao fui parado, segui como se fosse o mesmo pais, vai sabe.... Alegria para os contrabandistas!! Como tive que ir muito devagar na cerracao no Uruguay nao pude parar em Riveira pra fazer umas compras, ate pq senao ia ter que "baixar o truck na moto" pq nao havia lugar pra mais nada. Segui direto, 620kms de boas estradas e cabo enrrolado. Pela ironia do destino, destes quase 5500km nao peguei chuva e juro que quando estava olhando pra primeira placa com o nome da nossa querida cidade Caxias do Sul pingou um pingo de chuva no capacete. E foi assim os ultimos 160km ate em casa, cheguei em Caxias do Sul de noite, com o que ela tem de melhor para oferecer: chuva, cerracao e frio...q espetaculo!!! Apesar do clima exigir toda atencao do mundo, eu estava rindo sozinho pq estava chegando em casa. A alegria era muita!!! A sensacao de conseguir ter feito uma viajem dessas eh inexplicavel. Depois de quase 5500km em 8 dias cheguei a algumas conclusoes:
1) nao aconselho viajar pra la no inverno de moto, apesar de ser possivel o sacrificio eh demais
2) Conhecer o equipamentos, os mapas, mecanica basica e principalmente pegar informacoes com os "locais" eh fundamental
2) Numa viajem dessas equipamento bom e em bom estado, conhecimento previo, conhecimento tecnico, idioma, etc... Correspondem a 50% do exito, os outros 50% eh por conta do psicologico, pois vc tem q estar muito centrado para que mesmo nos momentos mais dificeis, vc nao perca o foco e nao se desespere, eh um exercicio e tanto!
3) Tem que ter sorte, os 3 brasileiros da expedicao fenix passaram ontem no trecho q eu passei dois dias antes e eles pegaram uma nevasca que congelou viseira, bolha, carenagem, enfim, se f*deram (desejo sorte pra eles).
4) Vc tem que ter objetivos claros, pq senao vc nao chega aonde quer... Se eu nao tivesse ontem acelerado e andado um pouco de noite nao conseguiria chegar em ksa hoje, pq tbm tive q pegar noite.
5) Nossos vizinhos sao mais bonitos do que se imagina, vale a pena conhecer especialmente a Argentina. Tem muito pra oferecer e esta bem perto da gente.
6) O nosso Brasil eh um pais maravilhoso, porem temos que melhorar muito especialmente a infra-estrutura para fazer frente aos vizinhos e assim aumentar nossa chance de receber visitantes estrangeiros.

Enfim galera, hj terminou sem duvida a minha aventura pessoal mais radical que ja fiz na vida. Agradeco o apoio dos que me deram forca e principalmente o apoio incondicional e irrestrito da minha "marida" Cristina alem de agradecer tbm o cara la de cima que me cuidou sempre.

Na sequencia mando as fotos e o blog pra vcs poderem ver todo material.